Home Sobre o Rotary

- GD 2001-02 José D. V. Rabello

ROTARY INTERNATIONAL - DISTRITO 4620 - Sobre o Rotary
A Fundação do Rotary

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago - Estados Unidos da América do Norte. A primeira reunião foi realizada na sala 711 do Edifício Unity, na Rua Dearborn, 127 em Chicago, participando: Gustav Lechr, engenheiro civil (proprietário da sala); Paul Percy Harris, advogado (idealizador e fundador); Hiran Shorey, alfaiate e Silvestre Shiele, distribuidor de carvão.

Rotary em inglês, significa rotativo, giratório. Os sócios fundadores optaram por esse nome, porque as primeiras reuniões foram em rodízio, cada vez num lugar escolhido por cada um dos membros associados, com o objetivo de um maior estreitamento do companheirismo, sendo talvez, esta a "célula" que tem gerado através dos anos, o maravilhoso trabalho que Rotary oferece ao mundo.

Pronúncia

A forma mais aproximada da pronúncia em inglês é rôuteri, mas há entre nós - brasileiros - inteira liberdade de pronúncia da palavra Rotary, razão porque muitos rotarianos, notadamente os sulinos, preferem a pronúncia aportuguesada rótari.

A forma inglesa rôuteri nos induz a pronunciar o adjetivo international também em inglês, dificultando, sobremodo, aqueles que não falam tal idioma. Não há, como se vê, pronúncia padrão, embora a língua considerada oficial do Rotary lnternational seja a língua inglesa.

Lexicólogos, consultados a este respeito, alegam que o termo é genuinamente anglo-saxônico, e por isso aconselham a forma rótarí, porquanto o vocábulo vem do latim: ROTA, onde a pronúncia da primeira vogal do dissílabo deve ter um acentuação prolongada e aberta.

O que é Rotary?

Oficialmente é definido como uma organização internacional composta de homens e mulheres de negócios e de profissões diversificadas, que no mundo inteiro, prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo.

Administração do Rotary

O Rotary International é uma associação com mais de 1 000.000 rotarianos, distribuídos em cerca de 30 mil clubes em 163 países do mundo. É dirigido por um Conselho Diretor formado por um Presidente, um vice, um Presidente Eleito, um Presidente Indicado, um diretor tesoureiro e 15 diretores, estes, eleitos para um mandato de dois anos.

O Distrito é uma área geográfica na qual está sediado um determinado número de Rotary Clubs. Existem 530 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito o 4620 abrange parte da Região Oeste do Estado de São Paulo. Cada Distrito tem um Governador que supervisiona a administração dos clubes.

É dirigido por um Conselho Diretor composto do Presidente, Presidente Eleito, um ou mais vice, podendo ser membros deste Conselho, o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo e outros membros previstos no Regimento Interno do Clube.

Reuniões

É obrigatória a todos os clubes, devendo estar consignado no Regimento interno do Clube, data, hora e local onde será realizada. Podendo ser transferida em caso de emergência ou causa justificada. Seu cancelamento só por morte do presidente, ou em quatro vezes no ano, por decisão do Conselho Diretor.

Noções Básicas sobre o Rotary

EQUIPE DISTRITAL 2017-18

TREINAMENTOS
Seminário Distirtal de Serviços à Juventude - 24/09/17

Acesse Programação Completa e Ficha de Inscrição

Setembro/2017 = R$3,14

Setembro.png

Setembro - Mês dedicado a Educação Básica e Alfabetização

Intercâmbio de Jovens

LONGA DURAÇÃO (1 ANO)

Vagas Limitadas!!!

Veja o Edital, Informativo e Ficha de pré-inscrição.